Participantes de projetos sociais do TJRJ visitam Museu de Arte do Rio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/10/2019 11:29

Participantes dos projetos Começar de Novo, Jovens Mensageiros, Justiça pelos Jovens e Pais Trabalhando do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, visitaram, no último dia 8, o Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. A atividade, sexta e última do Circuito Cultural de 2019 com o tema Museus, permitiu ao grupo uma imersão na história do Rio através das impressões de navegantes e imigrantes que passaram, aportaram e por aqui viveram, desde o século XVI, através da exposição “O Rio dos Navegantes”.

A maioria dos visitantes não conhecia o local. E por duas horas o grupo contou com o apoio de guias para tirar dúvidas sobre a exposição e até mesmo sobre o museu, inaugurado em 1º de março de 2013. Instalado em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados - o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, que abriga as salas de exposição, e o edifício vizinho, de estilo modernista, originalmente um terminal rodoviário -, o museu conta com acervo próprio e empréstimos de obras de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil para a execução de seu programa.

A instituição oferece ainda a Escola do Olhar, que tem como proposta propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.